Select Menu
» »Unlabelled » Pele Negra – Características e principais cuidados
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


Oi pessoal!
Esta matéria já foi divulgada em um de nossos blogs. Estamos colocando no blog da revista porque recebemos muitas perguntas sobre cuidados e dicas para negros. Então, vamos ao especial "BELEZA NEGRA" .

fazendo-charme.JPG
A matéria de hoje seria escrita pela minha mãe (Neusa Félix – esteticista). Dá pra ver que tá no sangue a vontade em saber mais sobre beleza! Só que a D. Neusa, minha mãe, resolveu tratar do pessoal do céu, desde 2006. Coisas da vida…, porém, o pessoal lá de cima deve estar mais bonito e rindo à toa com os tratamentos que só ela sabia fazer aqui.
Mas para ela ver que a fillhinha ainda está antenada com a beleza, resolvi colocar uma matéria de uma excelente amiga da minha mãe, e o que dizer do tamanho do profissionalismo dessa mulher, Profª. Mafalda Ruiz Dominguez.
Sigam os conselhos dessa profissional fantástica e se precisarem, abaixo estará o telefone, e-mail e site dela.
PELE NEGRA – CARACTERÍSTICAS E PRINCIPAIS CUIDADOS
Todos conhecemos bem as vantagens da pele negra sobre a pele mais clara, como a maior resistência ao sol e aos efeitos do envelhecimento. Mas as desvantagens também existem e devem ser conhecidas. A pele negra tem particularidades que pedem cuidados específicos, diferentes.
 pele-negra-h.gif
pele-negra-m.gif
         
 A pele negra apresenta menos incidência de câncer e menor grau de envelhecimento. Segundo Rook Wilkinson Ebling, os brancos têm 15 vezes mais chances de apresentar câncer de pele que os negros, prevalência apontada também por Thomas B. Fitzpatrick, assim como vários estudos que confirmam estes dados. É claro que a diferença não se resume à pigmentação, o que se observa em indivíduos de qualquer idade, é que a pele negra tem maior firmeza, é mais lisa e mais resistente aos fatores irritantes em geral, como informa o Journal of American Academy of Dermatology, ou seja, a pele negra é mais lisa porque envelhece menos devido à proteção da melanina (pigmento que dá coloração à pele). É mais resistente porque a camada córnea é mais espessa, e devido a isso acne e foliculite podem surgir. Outro parecer do Journal of American Academy of Dermatology é que a coesão das células é mais forte e existe também maior conteúdo lipídico, o que mantém maior hidratação.
Mas estas características não livram a pele negra de sofrer certos problemas dermatológicos de maneira mais freqüente e intensa do que as pessoas de pele mais claras. A maior quantidade de melanina, por exemplo, protege do sol, é verdade, entretanto pode significar maior incidência de manchas na pele, isso porque a melanina tende a escurecer em regiões da pele que venham a sofrer qualquer agressão (como atrito ao esfregar a pele). Assim sendo, acne, queimaduras ou qualquer procedimento cirúrgico ou estético – depilação ou peeling em qualquer parte do corpo – provocam o aparecimento de manchas. São manchas inespecificas de tamanhos variados e não têm relação com sexo ou idade. São mais fortes nas áreas expostas e nas áreas de dobras onde a pele é mais fina. A pele negra também está mais sujeita ao melasma, mancha que aparece no rosto, sem causa aparente e que geralmente está ligada à gravidez, pílulas anticoncepcionais e radiação solar.
  
foto-pele.jpg
O melasma traz desconforto ao paciente, pois se assemelha a uma máscara. As pessoas no geral se dizem infelizes e frustradas com este tipo de problema.
Devido à maior oleosidade da pele, as pessoas de pele negra são mais atingidas pela acne e pela foliculite, inflamação do orifício do pêlo, apresentando pontos amarelados. A acne na pele negra pode acarretar manchas escuras principalmente se houver exposição ao sol, e a foliculite está associada ao tipo de pêlo mais encaracolado nos negros.
O cabelo das pessoas negras em geral é mais frágil, delicado e quebradiço, requer maior proteção e recomenda-se que não seja submetido a produtos agressivos ou processos químicos. A predisposição genética também traz alguns problemas específicos para quem tem pele negra: eles sofrem maior incidência de quelóides (cicatrizes volumosas) e cicatrizes hipertróficas (aquelas que ficam parecendo um cordão endurecido).
 
dermatose.gif
 E é muito comum também o aparecimento de dermatose papulosa nigra (pontinhos pretos elevados e escuros).  
   
A higienização ideal 
Estas características especiais da pele negra implicam em cuidados especiais. Em primeiro lugar, a pele precisa de limpeza pelo menos duas vezes ao dia, sendo importante utilizar produtos não oleosos, não comedogênicos (que não ocluem o orifício produzindo o cravo) e pouco irritantes para evitar acne e foliculite.
Como qualquer pele oleosa, a pele negra deve ser tratada à noite com produtos hidratantes com base em gel, e pela manhã fotoprotetor também com base em gel. Você deve estranhar a indicação do fotoprotetor, mas embora a pele negra seja mais protegida, a incidência de manchas é muito grande, tanto quanto na pele muito clara. Recomenda-se também uma esfoliação uma vez por semana para eliminar as células mortas. No caso especifico das manchas o tratamento deverá ser feito com substâncias despigmentantes como hidroquinona, ácido kojico, ácido fítico, ácido azelaico, entre outros, mas com muita cautela e com profissional capacitado.
Não esquecer de proteger a pele, principalmente nas áreas de atrito para evitar as manchas escuras. 
  mafalda.gif
Profª. Mafalda Ruiz Dominguez
Profª. e Consultora de Estética Facial e Corporal
Tel: (11) 2281-8160 / 2977-2737
e-mail: 
online@malagaestetica.com.br  / www.malagaestetica.com.br
Conteúdo e imagens de responsabilidade da autora

Autor Izy Félix - Plena aos 50

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários

  1. Poxa, legal! Eu não tenho a pele negra, mas fiquei feliz em ver um artigo falando dos cuidados com a mesma, afinal, as pessoas parecem esquecer que mesmo tendo mais melanina, essa tonalidade de pele requer muitos cuidados! Beeeijos
    passa no meu blog: mundosuperpink.blogspot.com

    ResponderExcluir